Chegou a hora de vibrarmos com a Copa do Mundo de Futebol, momento em que os condomínios começam a decorar espaços com o verde e o amarelo, tempo de receber os amigos e familiares para a comemoração e a vibração característica do brasileiro quando o assunto é Seleção Brasileira.
Apesar da festa, precisamos lembrar que todos vivem em ambiente coletivo, sendo extremamente necessário agir com parcimônia para evitar conflitos. Nessa hora entra em campo o bom senso e o cumprimento de regras para que ninguém leve cartão vermelho e perca o momento de descontração e celebração.
Pensando nisso o DIÁRIO DO CONDOMÍNIO listou algumas orientações para adotar no seu condomínio durante a Copa do Mundo.
De acordo com a síndica profissional e diretora da M&M Gestão Condominial, Juliana Lopes Monteiro Mendes, um dos principais problemas é o barulho. “O barulho não é só no momento do jogo. Existe a preparação, a movimentação de pessoas organizando festas para assistir aos jogos, e até mesmo após o jogo. Mesmo sendo Copa do Mundo, nem todo mundo quer aproveitar o tempo vendo futebol. É necessário bom senso e ficar atento para que não haja barulho excessivo, para que não seja um incômodo e venha a desrespeitar outros moradores”, aponta.
Alguns condomínios adotam como medida a criação de um espaço coletivo para assistir aos jogos. Essa decisão não precisa ser acordada em assembleia. Aquele famoso e tradicional junta-prato no salão de festas é tudo de bom. Para Juliana, essa é uma ótima opção, mas ela destaca que “essa despesa deve ser rateada apenas entre as unidades que decidirem participar, e não para todos os condôminos”.
FOGOS DE ARTIFÍCIO
Fogos de artifício devem ser proibidos. Caso essa proibição não conste no regulamento interno, é recomendada a convocação de assembleia para definição das normas nesse sentido. Além da questão do barulho capaz de prejudicar idosos, crianças pequenas e animais, são artefatos extremamente perigosos.
EMPREGADOS
Os síndicos e administradoras de condomínio precisam ter muita atenção em relação à segurança nos condomínios durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Os empregados devem permanecer em seus postos, mesmo durante a exibição dos jogos, principalmente o profissional da portaria, que deve redobrar a atenção ao fluxo de pessoas no condomínio.
“Muitas unidades devem fazer algum tipo de reunião ou festa para receber pessoas. Certamente esse fluxo impactará no controle de entrada e saída de pessoas. Muito importante ter atenção a quem entra e sai do condomínio. Alguém mal intencionado pode se misturar aos visitantes e entrar no condomínio sem ser notado. “A recomendação é que seja feita uma lista com nome dos convidados, e que só tenham acesso ao condomínio aqueles que forem identificados individualmente e autorizados, seja pela conferência dessa lista ou pela autorização via interfone”, orienta Juliana Lopes Monteiro Mendes.
CÂMERAS EM DIA
Importante checar itens básicos de segurança, como as câmeras de vídeo monitoramento, certificando que as mesmas encontram-se em pleno funcionamento, protegidas e posicionadas para os salões onde haverá exibição dos jogos, para evitar possíveis confusões nos corredores, para observação dos acessos, garagens e áreas externas para monitoramento da movimentação.
Os entregadores de restaurantes e aplicativos também merecem atenção. Aqui vale manter a decisão de não permitir que entregadores tenham acesso às unidades, mas sim que o pedido seja retirado na portaria.
DECORAÇÃO
Decoração é outro tema que gera polêmica entre os moradores, e para evitar problemas, muitos condomínios preferem aprovar em assembleia o que pode ou não ser colocado nas varandas dos apartamentos em época de festa.
É vedada a utilização de tintas nas áreas comuns dos condomínios. Já a decoração interna do apartamento não precisa de nenhuma aprovação.
Nas varandas e sacadas é comum no Brasil a colocação de bandeiras e faixas alusivas ao torneio e à Seleção Brasileira. No geral, balões, fitas, cartazes e outras decorações em verde e amarelo para deixar o condomínio em “clima de Copa do Mundo” são comuns e aceitas. Mas evite o exagero, e terminada a competição, retire esses elementos, para que não configure alteração de fachada e a unidade venha a receber alguma punição.
Deixe tudo organizado, realize uma confraternização inesquecível, torça pra valer e que venha o hexa!