O uso de aplicativos é um exemplo de mudança trazida pela tecnologia que alterou o trabalho e a rotina dos síndicos.
A agilidade que a tecnologia trouxe para a comunicação também beneficiou a relação entre síndicos e moradores. O uso de aplicativos, por exemplo, facilita a gestão e deixa os condomínios cada vez mais conectados, reduzindo até mesmo custos.
Reservar o salão de festas, registrar ocorrência, gerar boleto, ler atas e comunicados são atividades que já podem ser feitas pelo celular a qualquer momento, facilitando a administração dos condomínios e melhorando a interação entre moradores e síndicos.
De acordo com o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Gedaias Freire da Costa, a prestação de serviços está
na palma da mão. “O uso de aplicativo, além de facilitar a vida do síndico e dos moradores, reduz custo e aumenta a segurança.”
Dados do Sipces apontam que na Grande Vitória existem 4.500 condomínios, a maior parte residencial e, segundo Gedaias, o uso de aplicativos já foi inserido na rotina de muitos deles.
Quem confirma isso é a diretora administrativa da M&M Gestão Condominial e síndica profissional Juliana Monteiro. Desde setembro a empresa, que tem 31 anos de atuação no Estado, utiliza um aplicativo próprio para condomínios e contabiliza resultados positivos.
Juliana disse que o uso de ferramentas digitais, como o APP (aplicativo), facilitou o contato com os moradores e deu mais transparência à gestão do condomínio. “Cuidar de um condomínio requer atenção total. Precisamos estar todos os dias alerta para fazer uma boa gestão, prestar contas, fazer o seguro, acompanhar obras, melhorias, manutenções, entre outras coisas. Dentro deste universo de responsabilidades a tecnologia veio para servir o síndico e para tornar os processos mais simples.”
No mercado são oferecidos alguns sistemas em forma de aplicativo que permitem fazer todas as funções do condomínio diretamente no celular. Dá para enviar comunicados, registrar ocorrências, conversar com unidades, administração e portaria por chat, gerenciar todo o fluxo de recebimento e distribuição de encomendas e controlar o acesso de visitantes.
Além disso, esses aplicativos ajudam a tornar a gestão do condomínio mais profissional, pois adiciona controles mais precisos aos processos internos. São pequenas mudanças que aos poucos vão fazendo parte do dia a dia dos cerca de 400 mil condomínios existentes no País. Hoje, cerca de 3 mil têm automação dos processos que envolvem funcionários.
Fonte: jornal A Tribuna