Economia com ar-condicionado

Economia de água associada à consciência ambiental. Esses foram os motivos que levaram o administrador de condomínios Cyro Bach Monteiro implantar um sistema que capta a água dos aparelhos de ar-condicionado para ser usada em um banheiro adaptado na garagem do edifício Plena Center, em Santa Lúcia, Vitória, e também na limpeza do prédio.

Ao todo, o sistema recolhe e reaproveita aproximadamente mil litros de água por semana. Ele contou que os aparelhos de ar-condicionado já recebiam uma tubulação específica para que a água não pingasse nas ruas. Com a questão da estiagem e a necessidade de economizar água, ele criou uma forma para captar essa água em uma caixa d’água para ser reaproveitada no local.

Não é uma questão econômica, pois a conta é o valor mínimo. É uma questão de conscientização.

“Tivemos de construir um banheiro acessível na garagem do prédio. Então, colocamos uma caixa d’água para captar essa água para ser usada especificamente nesse banheiro e também na limpeza de todo o condomínio”, contou Cyro.

O condomínio conta com 72 salas comerciais e a iniciativa foi implementada há dois meses. “Não é uma questão econômica, pois a conta é o valor mínimo. É uma questão de conscientização.”

Matéria publicada originalmente no jornal A Tribuna de 14 de Outubro de 2015. Veja a matéria completa a seguir.

jornal espírito santo outubro crise hídrica

Comentários: