Projeto obriga prédios a instalar tomadas elétricas para carros no ES

O presidente da Comissão de Proteção ao meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Fabrício Gandini (sem partido), protocolou um projeto de lei que, se aprovado e sancionado, obriga os condomínios a instalar tomadas de alimentação de energia para o carregamento de veículos elétricos nas garagens.

Pelo projeto, os municípios terão que estabelecer a obrigatoriedade de instalação de tomadas elétricas em seus respectivos Códigos de Obras e Edificações. Além disso, as novas edificações de habitação devem ser dotadas de tomadas de alimentação elétrica, destinadas ao abastecimento de veículos elétricos, e quando multifamiliares, possuírem medição individualizada de consumo.

Os municípios deverão ser responsáveis por eventuais alterações nos Códigos de Obras e Edificações e dispor sobre os prazos de adaptação das edificações de habitação já existentes. Para isso, terão o prazo de um ano, contados da vigência da lei, que entrará em vigor 120 dias após a data de sua publicação.

“Diferentemente dos carros com motor a combustão, os veículos elétricos não emitem carbono quando estão em uso, apenas durante a sua fabricação e quando há o descarte de suas baterias. Assim, o impacto ambiental dos carros elétricos é menor, emitindo cerca de 50% menos gases de efeito estufa do que os carros a gasolina durante toda a sua vida útil”, comparou Gandini.

Fonte: Gazeta On-line

Comentários: